35% das empresas crescem mais rapidamente com um sistema ERP;
Empresas aumentam em 5% as vendas de novos produtos;
Possuem 4x mais otimização de estoque;
São 2,2% mais rentáveis com Business Intelligence;
Vendem 3% a mais para novos clientes;
Fonte: IDG Research Services
ERP é a sigla para a expressão Planejamento de Recursos Empresariais, que no original em inglês equivale a Enterprise Resource Planning. O ERP é um sistema de gestão de informações que integra todas as atividades de uma empresa para facilitar o gerenciamento administrativo e executivo do negócio, associado a programas de computador e equipamentos de tecnologia da informação.
Atualmente um sistema de gestão é compreendido como um software de gestão ou conjunto de aplicações que processa as informações da empresa, organiza o fluxo de processos, armazena os dados, interpreta as movimentações e gera relatórios com indicadores de desempenho do negócio, englobando todos processos de cada um dos setores da empresa.
Em geral, um software de gestão moderno oferece recursos para tratar desde os aspectos mais operacionais até o que existe de mais estratégico em cada empresa: o nível de estoque, as movimentações de compras, o faturamento das vendas, as operações logísticas, o fluxo financeiro, a gestão dos recursos humanos, o controle da produção, a execução do planejamento orçamentário, a escrituração fiscal, os demonstrativos contábeis, as declarações eletrônicas obrigatórias aos órgãos governamentais, o acompanhamento das metas estabelecidas, as interações com os clientes e fornecedores e mais uma série de atividades, conforme as especificidades de cada negócio.
Algumas empresas insistem em permanecer com um sistema ERP obsoleto por acreditar que a troca do sistema de gestão pode afetar toda empresa, a ponto de mudar a gestão de todos os processos do negócio. Realmente, a troca de um software de gestão exige dedicação para mapear processos e identificar os pontos de melhoria que impactam na produtividade.
Por isso, as dúvidas sobre o que considerar para contratar um ERP são comuns. Existem vários pontos a serem levados em consideração, como a avaliação do fornecedor, o suporte técnico, a credibilidade e qualidade do serviço, entre outros.
ESTÁ EM BUSCA DE UM
ERP PARA SUA EMPRESA?
A RFP (REQUEST FOR PROPOSAL) É A TAREFA DE ELENCAR QUAIS SÃO OS ITENS QUE A SUA EMPRESA CONSIDERA NECESSÁRIOS EM UM SISTEMA ERP, PARA ATENDER ÀS SUAS DEMANDAS. EXISTEM TRÊS REGRAS SIMPLES QUE DEVEM SER SEGUIDAS PARA UMA RFP BEM FEITA:
1
Envolva as pessoas Certas
A primeira regra fundamental, é sobre a necessidade de envolver as pessoas que vão participar da operação do software ERP.
Essas pessoas precisam lhe que dizer o que pensam, o que sentem, o que sofrem no dia a dia e quais são as soluções que elas encontram para enfrentar esses problemas.
É indispensável que essas pessoas sintam que fazem parte da construção da RFP, para depois, se comprometerem com
os resultados.
Nem tem o que discutir quanto a isso, porque não se pode estabelecer uma relação top-down e imaginar que isso vai resolver o problema de todas as pessoas do negócio.
2
Tenha objetividade na construção da RFP
A segunda regra, altamente relevante, é para que seja dado um caráter objetivo aos problemas de gestão atuais,
não simplesmente para solucioná-los, mas para solucioná-los de acordo com as melhores práticas de mercado.
Lembre-se, não é preciso reinventar a roda, e pensar que existe uma condição sui generis na empresa, que depende de algo exclusivo ou de algo que não existe.
Certamente, há algo no mercado que vai satisfazer as necessidades do seu negócio.
É preciso tentar procurar por soluções que já estão prontas, sem grandes mobilizações, ou você ficará paralisado nesse processo.
3
Exija o compromisso do seu fornecedor
A terceira regra é sobre a importância de se ter em mente que, o documento deve fazer parte do contrato que você vai celebrar com o seu fornecedor de sistema ERP.
O seu fornecedor precisa estar compromissado com a RFP, sentir que tudo aquilo que ele prometeu e demonstrou nas apresentações, será, depois, juridicamente considerado nas entregas.
BAIXE UM TEMPLATE PARA RFP GRATUITO
Você já fez uma? Se você nunca fez e tem dúvidas de como fazer, criei três templates de RFP. A primeira é uma RFP simples, a segunda um exemplo mais sofisticado, e a terceira uma RFP bastante abrangente, com mais de mil requisitos. Utilize esse material à vontade, inclusive, fique à vontade para modificá-lo.
Com mais de 30 anos de experiência em ERP, Marco Antônio Salvo fez parte de grandes companhias multinacionais, como Unilever e IBM, participando de negociações de contas especiais que requerem aprofundamento técnico e conhecimento de processos de alta complexidade. Salvo possuí experiência na área de serviços, desenvolvimento e software. Hoje atua na área de desenvolvimento de novos negócios e soluções na Sankhya Gestão de Negócios.